segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SEMANA DA PREVENÇÃO DA TOXICODEPENDÊNCIA

O Serviço de Prevenção da Toxicodependência organiza a Semana Regional de Prevenção da Toxicodependência, entre os dias 17 e 21 de Novembro, em todos os Concelhos da Região, sob o lema “Uma Região, Diferentes Concelhos … na Prevenção”.
Através de um Programa de iniciativas e actividades muito diversas, pretende-se sensibilizar a população, em geral, e as crianças e os jovens, em particular, para a importância da promoção da saúde através da adopção de comportamentos livres do consumo de substâncias psicoactivas (álcool, tabaco e outras drogas ).
O Serviço de Prevenção da Toxicodependência, com esta iniciativa, pretende desenvolver um trabalho em rede e de envolvimento de todos os parceiros que estão no terreno, nomeadamente, com todas as Autarquias da Região, com os diferentes organismos, instituições e associações da Comunidade para o desenvolvimento de acções de prevenção, de redução de riscos, minimização de danos e de reinserção social.
Neste sentido, os estabelecimentos de ensino foram convidados a participar com diversas iniciativas.


No concelho do Porto Moniz, a autarquia local e o Centro de Ciência Viva ficaram responsáveis pela dinamização do evento. A EB1/PE do Seixal também quis dar o seu contributo e enviou diversos trabalhos para integrarem uma exposição, no Centro de Ciência Viva. Os alunos foram, primeiramente, sensibilizados para a questão e depois realizaram diferentes trabalhos, sendo de destacar: cartazes, um panfleto, um cigarro e marcadores de livros.
Apesar de ser um tema bastante complexo, foi interessante trabalhá-lo e fazer muitas aprendizagens, insistindo sempre no "saber dizer NÃO".
O trabalho empenhado, o enovolvimento e a energia de todos no trabalho da prevenção é fundamental. Só assim será possível minimizar o flagelo que é a Toxicodependência.



Sem comentários: