quinta-feira, 20 de novembro de 2008

XIX ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

No dia 20 de Novembro celebramos o XIX Aniversário da Aprovação da Convenção dos Direitos das Crianças. E o que significa isso?
Todas as pessoas têm direito a viver com dignidade, a serem respeitadas e a desenvolverem as suas potencialidades. Por isso, em 1989, Portugal, juntamente com outros países (das Nações Unidas), aprovou um acordo para garantir que todas as crianças tivessem as condições necessárias para se desenvolverem de forma harmoniosa, saudável e feliz. A este acordo deu-se o nome de Convenção sobre os Direitos da Criança. Com esta Convenção, todos ficam a saber o que as crianças podem fazer, assim como as responsabilidades que cabem aos adultos e aos Estados. Mas, para que todas as crianças possam gozar dos seus direitos, é importante que cada um de nós colabore, cumprindo os deveres que lhe estão atribuídos.


No concelho do Porto Moniz, foi dinamizada uma actividade para simbolizar este dia. A organização ficou a cargo da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e do Centro de Ciência Viva.
Os alunos do 1º Ciclo das escolas daquela localidade apresentaram uma canção intitulada "Criança", com dança coreografada, ensaiada pela professora Sandra Dias. Em seguida foram largados balões. Cada criança escreveu, previamente, uma mensagem e ofereceu-a a um adulto. Todos ficaram comovidos, com o gesto.

Sem comentários: