sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

DIA DO VOLUNTARIADO


O Dia Internacional do Voluntariado comemora-se no dia 5 de Dezembro. Foi criado em 1985, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objectivo de apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais.
Por todo o mundo, há milhares de pessoas que, voluntariamente, dedicam uma parte do seu tempo, trabalho e dedicação a favor de outros, em prol de uma causa. O empenhamento destes voluntários é essencial para a construção de um mundo melhor.
O primeiro passo a dar consiste em identificar o que gostaríamos de fazer e como poderemos ajudar. A partir daí, pode passar-se a acções individuais ou inseridas em grupos comunitários ou organizações de cariz social.

SER VOLUNTÁRIO…
… é ser útil, deliberadamente, sem esperar recompensas nem compensações.
… é, por vezes, uma bênção do céu para quem beneficia.

O VOLUNTARIADO:
* é uma decisão voluntária, apoiada em motivações e opções pessoais;
* é uma forma de participação activa do cidadão na vida das comunidades;
* traduz-se, regra geral, numa acção ou movimento organizado;
* contribui para um desenvolvimento económico e social mais equilibrado;
* …

"UMA TONELADA DE SORRISOS"
A EB1/PE do Seixal associou-se à campanha de solidariedade social que decorre, de 21 de Novembro até 19 de Dezembro, nas principais lojas do Pingo Doce, na Madeira. Trata-se de uma acção de recolha de brinquedos, livros e roupas – novos ou em bom estado – cujo destino serão 6 instituições madeirenses que apoiam crianças carenciadas ou em risco, a saber: Estabelecimento Vila Mar (antigo Polivalente), Abrigo da Nossa Senhora da Conceição, Centro de Acolhimento de São Tiago, Centro da Mãe, Fundação Cecília Zino e Centro de Acolhimento “O Aconchego”. Conseguir “Uma Tonelada de Sorrisos” é o lema e o grande objectivo desta campanha.
O Pingo Doce, na Madeira, associa-se a esta iniciativa que decorre a nível nacional. Para além dos contributos doados pela população, o Pingo Doce contribuirá directamente com a oferta de brinquedos novos.

Sem comentários: