sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DIA DA ALIMENTAÇÃO

Celebra-se a 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação. A data é conhecida actualmente em cerca de 150 países e foi comemorada, pela primeira vez, no ano de 1981. A data tem como finalidade alertar e consciencializar o público em geral e os governantes sobre as questões relacionadas a alimentação e nutrição.
Um dos temas de discussão deve ser a erradicação da fome em todo o mundo e o excesso de alimentos consumidos pela sociedade ocidental o qual representa repercussões graves para a saúde.
Para quem ainda não conhece abaixo temos os 10 mais importantes Direitos à Alimentação de um cidadão:

1. Direito a pelo menos 3 refeições diárias
2. Direito à alimentação a custo acessível e justo
3. Direito a uma alimentação saudável
4. Direito a uma alimentação variada
5. Direito a comer em porções adequadas
6. Direito ao prazer da alimentação
7. Direito a uma alimentação de qualidade
8. Direito à segurança alimentar
9. Direito a informação sobre alimentação
10.Direito ao aconselhamento nutricional por um dietista

Para assinalar a data, na nossa escola, levámos a cabo diversas actividades das quais se destacam: criação de quadros tridimensionais com materiais de desperdício (para colocar na cozinha); marcadores de livros, pintura do "Homem das Vitaminas"; construção da Roda dos Alimentos e canção sobre a mesma; visualização de um powerpoint, preparação de uma salada de frutas. Para complementar todas estas iniciativas, a Engenheira Alimentar, Yeni Andrade, trouxe uma balança especial que após introduzir os nossos dados (sexo, idade e altura) mostra o nosso peso, massa muscular, gordura visceral, quantidade de água que ingerimos... Todos os alunos do 1º Ciclo bem como pessoal docente e não docente tiveram acesso a estes dados, permitindo a escolha por uma alimentação mais cuidada e saudável.



Sem comentários: