terça-feira, 23 de novembro de 2010

21º ANIVERSÁRIO DA CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

No dia 20 de Novembro celebramos o 21º Aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças. E o que significa isso?
Todas as pessoas têm direito a viver com dignidade, a serem respeitadas e a desenvolverem as suas potencialidades. Por isso, em 1989, Portugal, juntamente com outros países (das Nações Unidas), aprovou um acordo para garantir que todas as crianças tivessem as condições necessárias para se desenvolverem de forma harmoniosa, saudável e feliz. A este acordo deu-se o nome de Convenção sobre os Direitos da Criança. Com esta Convenção, todos ficam a saber o que as crianças podem fazer, assim como as responsabilidades que cabem aos adultos e aos Estados. Mas, para que todas as crianças possam gozar dos seus direitos, é importante que cada um de nós colabore, cumprindo os deveres que lhe estão atribuídos.

Como já vem sendo hábito, esta comemoração é organizada pelas Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de cada concelho da R.A.M.
Este ano, os representantes de cada CPCJ juntaram-se e elaboraram um programa comum a todos os concelhos. Assim, o local escolhido para a realização de actividades foi o Parque Desportivo de Água de Pena, em Machico. Os destinatários foram os alunos do 4º ano de escolaridade.

A Escola do Seixal foi representada, excepcionalmente, pela turma do 3º/4º ano, uma vez que o 4º é frequentado por três alunos.
A saída do Seixal deu-se por volta das 9h, juntamente com os alunos do 4º ano da Escola do Porto Moniz.
A chegada a Machico teve lugar por volta das 10h onde depois foi a hora do lanche. Seguidamente, houve a sessão de abertura, presidida pelo Senhor Secretário dos Assuntos Sociais, e o início de actividades lúdico-pedagógicas.
As crianças do município do Porto Moniz começaram com a gincana “Eu consigo”, onde puseram à prova alguns dos seus sentidos e posteriormente brincaram no Insuflável e tiveram pinturas faciais. Seguiu-se a dança de Capoeira onde aprenderam alguns termos e técnicas como também participaram numa actividade de Prevenção Rodoviária onde foi possível ser condutor (de bicicleta) e peão. Para finalizar as actividades do período da manhã, houve a oportunidade para assistir a uma demonstração de skate, na pista própria para o efeito.
O almoço (trazido pela Escola do Porto Moniz) foi servido às 13h e neste intervalo ainda houve tempo para a brincadeira no parque infantil.
Pelas 14h, foi possível assistir a um simulacro dos Bombeiros de Santa Cruz e também poder relembrar e aprender novos conceitos relativos aos Primeiros Socorros e Incêndios.
A GNR também deu o seu contributo ao apresentar os seus cães-polícia utilizados em apreensão de drogas.
A tarde continuou com espectáculos de dança com alunos da EB23 do Caniçal e outro com os Geristars.
Após estes shows, foi altura do lanche e da sessão de encerramento, apresentada pelo Senhor Director Regional de Educação.
Para terminar em beleza, crianças e adultos tiveram a oportunidade de participar numa mega aula de aeróbica denominada “Ao ritmo dos Direitos”.
Foi um dia muito bem passado!


Sem comentários: