terça-feira, 16 de novembro de 2010

DIA NACIONAL DO MAR


Tal como existe o dia da água, da árvore ou do ambiente, também o mar é celebrado, em Portugal, sendo 16 de Novembro o Dia Nacional do Mar. Neste dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Ao ratificar a CNUDM, a 14 de Outubro de 1997, Portugal assumiu responsabilidades, sendo que é “dono” de uma das áreas marítimas mais extensas da Europa, e a maior da União Europeia, com uma dimensão 18 vezes superior ao território nacional.
A comemoração deste dia engloba sempre um vasto conjunto de iniciativas de âmbito nacional, regional e local, que incluem diversas actividades de natureza cultural, desportiva, cientifica, etc. Estas actividades envolvem vários ministérios e outras entidades públicas e privadas, ligadas ao mar.

Na nossa escola, o dia não foi esquecido e os alunos do 1º Ciclo trabalharam a temática em diversas áreas. Houve a possibilidade de visualizar filmes (no Youtube) alusivos ao fundo do mar, foram feitos trabalhos no Paint, realizado um cartaz por todas as crianças, desde o 1º ao 4º ano e os alunos do 3º e 4º ano realizaram uma etiqueta para pendurar nas portas, com uma mensagem sobre o mar.


Sem comentários: