quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

4º ANO E O CICLO DA ÁGUA


Para compreender como funciona o Ciclo da Água, precisamos primeiro entender alguns conceitos como: evaporação, precipitação, condensação, solidificação, fusão,...

A água circula continuamente na Natureza, podendo passar pelos diferentes estados - sólido líquido e gasoso.
Devido ao calor do sol, a água dos oceanos, mares, rios e lagos passa lentamente do estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens. Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares, rios e lagos; outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.
Os animais obtêm a água consumindo as plantas ou bebendo nos rios, ribeiras e fontes. Pela respiração e transpiração dos organismos, a água regressa de novo à atmosfera. Assim, o ciclo repete-se continuamente, mantendo-se mais ou menos constante a quantidade de água no nosso planeta.
Existe uma circulação de água da superfície terrestre para a atmosfera e desta para a superfície da Terra. Isto significa que grande parte da água que a Terra perde por evaporação, volta à Terra com a chuva, a neve e o granizo.


Os nossos alunos (parece que) compreenderam o Ciclo da Água e reproduziram-no, no Paint.



Um pequeno filme que ajuda a compreender o Ciclo da Água


O Ciclo da Água - o Planeta Energia from Gobius on Vimeo.

Sem comentários: