terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TEATRO "UMA AVENTURA (A)RISCADA"

Foi com grande entusiasmo que, os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar, assistiram à peça de teatro intitulada “Uma aventura (a)riscada” e dinamizada pelo Grupo de Animação do Gabinete Coordenador de Expressões Artísticas (GAGCEA).
A peça tinha fantoches de mão e de sombras, o que cativou muito as crianças. Esta era a história que contava as aventuras de um gato, chamado Riscas, que tinha medo de saltar e vivia em constante tristeza por isso. A sua amiga porca dava-lhe muita força e encorajava-o a tentar, a não desistir. Mas, quando estava prestes a tentar, acompanhado da sua amiga, ele falhou e foi muito gozado por um outro gato, muito arrebitado e moderno que o gozou muito e deixou muito em baixo. A sua amiga porca zangou-se com esse gato e explicou-lhe que ele não devia gozar com o Riscas mas, sim, ajudá-lo! Conseguiu convencê-lo, dizendo-lhe que ele iria ser famoso por ensinar o Riscas a saltar. O gato aceitou o desafio e decidiu ser o professor do Riscas. Quando finalmente, o Riscas conseguiu saltar, caiu no rio. Foi com grande espanto que se aperceberam que ele conseguia nadar e que não tinha medo da água! Era afinal um gato muito corajoso e foi aplaudido pela sua amiga porca e pelo outro gato. Ficaram todos muito amigos! E aprenderam que todos nós temos qualidades, se não formos bons em alguma coisa, somos bons noutra.
Depois da peça ter terminado e os valores da mesma serem explorados, surgiu um jogo que foi do agrado de todos. Seis crianças, de idades compreendidas entre os 4 e os 9 anos, foram experimentar a sua sombra e desempenhar um papel. O público tinha que adivinhar qual era a criança e o que estava a fazer (dançar ballet, tocar guitarra, etc.). Foi muito divertido e todos estavam entusiasmados!




Sem comentários: