segunda-feira, 14 de março de 2011

APRESENTAÇÃO DO LIVRO DIGITAL DE IRENE LUCÍLIA ANDRADE


O Centro de Estudos de Estudos de História do Atlântico [CEHA] inicia, no presente ano, uma linha editorial consagrada a autores insulares. Desde 2009 que o CEHA decidiu prosseguir uma via editorial, no âmbito do suporte digital. A BD@I (Biblioteca Digital de Autores Insulares) compõe-se dos seguintes conteúdos: obra do autor [digitalizada], foto e vídeo-biografia do autor [quando possível], abordagens críticas e propostas didácticas e uma colectânea de textos do autor, em edição multilingue. Sempre que possível, incluímos, ainda, a digitalização de outras edições críticas acerca do autor em questão, desde que obtenhamos, para tal, a devida autorização.

A obra de Irene Lucília Andrade é tão rica, diversificada e vasta quanto o mar que namora a Ilha que ela repetidamente canta – na poesia, na prosa, nas inúmeras letras de canções que escreveu, nos “recadinhos” às crianças e nos “fábulas e motes” para os maiores. A sua pauta de registos literários é imensa, o seu público, consequentemente eclético, assim, “escrevê-la” é participar, simultaneamente e de certo modo, dessa centelha a que apenas alguns acedem, a do tesouro que representa a capacidade de pegar nas letras e torná-las portadoras de universos intemporais. Irene Lucília Andrade é uma autora que transporta a ilha, na sua obra. A sua vida é feita de encontros e de desencontros com esta terra com mar à volta; com saudade de ficar e com a vontade de partir.

Esta primeira edição da BD@I, dedicada a uma autora viva, permite-nos por um lado, recuperar alguma da sua obra que se encontra, há muito, esgotada no mercado, torná-la acessível a um público mais eclético; por outro, compreender alguns dos seus percursos, olhá-la nos olhos, percorrer as mãos que escrevem os seus poemas, que contam as histórias, que ilustram os livros e que compõem as letras das canções. É uma autora, insular, completa. É [d]a Ilha: “a poesia é o vento que passa alto nas cercanias da alma”.


A EB1/PE do Seixal teve a honra de poder participar neste projecto (em 2009/2010), com a sugestão de algumas propostas didácticas para trabalhar alguns dos textos (canções) da autora.

Sem comentários: