quarta-feira, 25 de maio de 2011

VISITA AO NÚCLEO DOS DRAGOEIROS

Os alunos da Pré e do 1º e 2º ano foram os protagonistas de uma visita de estudo realizada ao Núcleo dos Dragoeiros, em São Gonçalo, no Funchal. A actividade foi introduzida com uma conversa nas salas da Pré-Escolar e do 1.º Ciclo sobre o património natural da nossa ilha e qual o papel do Parque Natural da Madeira e dos seus técnicos. Depois foi-lhes indicado o que se iria fazer na nossa deslocação ao Núcleo dos Dragoeiros.
Chegados lá, fomos recebidos por um dos Vigilantes da Natureza que, numa linguagem clara e acessível às idades do grupo, começou por indicar o objectivo daquele espaço onde nos encontrávamos. Depois deu a conhecer as diferentes espécies de flora ali existentes numa visita guiada pelo Parque, que apesar de não ser muito grande, é enorme na quantidade de espécies. Falou-lhes também um pouco da história do Dragoeiro e da importância da sua preservação.
O contacto com o património natural endémico e o conhecimento dos projectos de conservação/ preservação das espécies existentes foi muito bom e os alunos mostraram-se interessados.
No final cada criança teve a oportunidade de plantar um dragoeiro para levar para casa e poder cuidar do mesmo.
O convívio entre Pré – Escolar e 1.º Ciclo foi muito agradável e é sempre bom haver ligação entre ambos.




Sem comentários: