sexta-feira, 8 de julho de 2011

BALANÇO DO PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

Findo o ano lectivo 2010/2011, podemos fazer uma apreciação positiva do trabalho desenvolvido ao longo do ano, no âmbito do PAA.
Foi cuidadosamente programado um leque variado de actividades, indo sempre de encontro ao lema do nosso Projecto Educativo: “Escola activa, Comunidade participativa”. Toda a Comunidade Escolar empenhou-se para comemorar da melhor forma possível as datas festivas e outras, tendo em atenção a participação da comunidade local.
Desenvolvemos várias actividades das quais merecem maior destaque: Dia do Animal; Hastear da Bandeira Verde; Pão-por-Deus; Halloween; Magusto; Festa de Natal; Dia de Reis; Carnaval; Dia do Pai; Dia da Árvore; Dia da Mãe; Dia da Criança e Dia do Ambiente.
Ao longo do ano lectivo foi dinamizada a actividade “Circuito Literário” que consistiu na leitura de uma história para todos os alunos (Pré e 1º Ciclo). Mensal e rotativamente, os professores tiveram a oportunidade de se tornarem num “contador de histórias”. Esta actividade revelou ser um êxito e, por esse motivo, deverá continuar no próximo ano lectivo.
Participámos, também, durante todo o ano, em projectos como o “Programa Eco-Escolas”; o PRER (Plano Regional de Prevenção Rodoviária); o Programa Regional de Saúde Oral; o projecto “A passo de caracol”.
Realizámos algumas visitas de estudo (Biblioteca Municipal do Funchal; Diário de Notícias; Exposição “Playmobil” e “Mundo dos dinossauros”; Núcleo dos Dragoeiros; Centro de Ciência Viva do Porto Moniz e Madeira Magic) bem como promovemos algumas acções de sensibilização sobre diversos temas: saúde oral, alimentação, prevenção e segurança rodoviária e ambiente.
Para além destas actividades, participámos em diversos concursos como: O Carnaval do Alfa; concurso de palhaços; concurso regional de Expressão Plástica Olha P’ra Mim; IV Concurso Regional de Cartazes PRER e poster eco-código 2011.
De salientar que, ao longo do ano lectivo, surgiram actividades oportunas que não estavam abrangidas no plano mas que foram realizadas, como por exemplo: o teatro intitulado “Uma aventura (a)rriscada”, dinamizado pelo Gabinete Coordenador de Expressões Artísticas; a visita da Malta do Diário e o Alfa na escola.
A divulgação de actividades, contempladas ou não no PAA, foi feita em formato papel e digital, mais concretamente, no jornal escolar O Seixalinho e no blog da escola, http://eb1peseixal-madeira.blogspot.com.
À laia de conclusão, estas actividades foram significativas e integradoras para os alunos, na medida em que contribuíram para a sua formação pessoal e social. O crescimento da criança não se limita única e exclusivamente à aprendizagem de conteúdos abordados na sala de aula; implica também a participação destas em espaços ou vivências fora sala de aula e da instituição escolar, incluindo assim, a comunidade envolvente no processo de ensino-aprendizagem.

Sem comentários: