terça-feira, 4 de outubro de 2011

DIA MUNDIAL DO ANIMAL

Todos os anos, no dia 4 de outubro, um pouco por todo o Planeta, celebra-se o Dia do Animal. Esta data foi escolhida em 1931, durante uma convenção de ecologistas, em Florença. A escolha teve em conta o facto do dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro dos animais.
O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. Os principais objetivos da celebração deste dia são:
• sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
• mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
• celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.

Não é preciso sermos fundamentalistas para lutarmos pelos direitos dos animais. Basta que exijamos que sejam cumpridas as leis, que sejam abolidos hábitos arcaicos e desnecessários, que digamos "não" a produtos que sejam testados em animais, que evitemos destruir os seus habitats naturais, que denunciemos maus-tratos e abandono e que ajudemos, sem reservas, todos os animais que precisam de nós nas mais variadas situações. Todos podemos ajudar a melhorar a vida deles e tornar todos os dias, sem excepção, no dia do animal!

É neste contexto que, todos os anos, na Escola do Seixal, comemoramos esta efeméride. Para sensibilizar e consciencializar as pessoas para a importância do Animal.
Desde a Pré ao 1º Ciclo, diversas atividades foram realizadas com o intuito de passar da palavra à ação.
Os Piratas de palmo e meio observaram um painel com diferentes habitats e também diversos livros; jogaram um jogo de memória intitulado "Encontra o par perfeito"; ouviram o poema "Os bichos" e a história "Mamã, onde estás?"; construiram uma tabela com dupla entrada, alusiva aos diferentes tipos de animais (terrestres, marinhos, aves, domésticos e selvagens); recolheram, em casa, o animal preferido para fazerem o seu Bilhete de Identidade.
A turma do 1º/2º ano realizou atividades no âmbito da Biblioteca, Expressão Plástica e TIC. Ouviram uma história, fizeram a sua sequência, recortaram, ilustraram... Já no computador, no programa Paint, deram asas à criatividade e elaboram alguns trabalhos. Na área da Expressão Plástica, reutilizaram materiais e criaram alguns quadros com animais.
A turma do 3º e 4º teve a oportunidade de visualizar um pequeno filme, no Youtube, com uma homenagem aos animais. E porque a realidade não é toda colorida, pesquisaram sobre o lado negro da vida animal (maus tratos, abandonos, touradas, experiências,...). Neste contexto, realizaram, na Área de Projeto, mini-cartazes (em forma de sinais de trânsito) para colocar na entrada da escola. Em Expressão Plástica, criaram animais com diversos materiais de desperdício e muita criatividade!

Esperemos que todos os dias sejam Dia do Animal!!!




Sem comentários: