segunda-feira, 16 de abril de 2012

CIRCUITO LITERÁRIO VII

A atividade “Circuito Literário”, do mês de abril, foi dinamizada pela professora Guida Ornelas, com a história intitulada “O Príncipe com Orelhas de Burro”.
Após reunidos todos os alunos da escola (Pré-Escolar e Primeiro Ciclo), na sala de atividades, devidamente acompanhados pelo corpo docente e auxiliares do Pré-Escolar, os alunos tiveram oportunidade de ver e ouvir mais uma história. Esta foi contada através de um CD sendo, em simultâneo, acompanhada por um livro gigante elaborado pela professora dinamizadora da atividade.
Esta história fala-nos de um casal (um rei e uma rainha) que, à partida, tem tudo e se encontra livre de preocupações materiais. No entanto, apesar da sua riqueza, sente-se triste, vazio, numa grande pobreza de espírito. Falta-lhes um filho que os preencha e dê sentido às suas vidas. Este casal resolve pedir ajuda às fadas, que lhes concedem tão desejado filho. Contudo, “não há bela sem senão” e “quem tem filhos tem cadilhos”; o amor paterno não é isento de preocupações! Tal como na vida, nem todas as fadas madrinhas são boas. Nesta história uma delas era má e rogou-lhe uma maldição (que lhe crescessem orelhas de burro). Todo o conto girou em torno desta maldição e em esconder de todos o defeito do Príncipe, mas isto foi impossível, porque alguém, de alguma forma, relacionou-se com ele e o segredo espalhou-se. Mais uma vez, o rei pediu ajuda às fadas boas, que logo puseram fim à maldição.
O final do conto é, pela sua magia, esperançoso. O Príncipe fica livre da maldição! Da maldição de não ser amado por aquilo que realmente é!
Após a audição e visualização deste conto, os alunos fizeram o reconto do mesmo recorrendo ao livro gigante e para concluir ouviram o reconto cantado.
O balanço foi positivo e as crianças mostraram-se motivadas, do princípio ao fim da atividade.



Sem comentários: