sexta-feira, 22 de junho de 2012

POSTER ECO-CÓDIGO 2012


A ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), entidade que a nível nacional supervisiona o programa Eco-Escolas, promove todos os anos um concurso nacional de posters Eco-Código, iniciativa através da qual são escolhidos os melhores trabalhos para a realização de exposições itinerantes divulgadas por todo o país.
Ao Concurso Nacional poster Eco-Código podem concorrer todas as escolas inscritas no programa Eco-Escolas, sendo que os trabalhos apresentados a concurso são agrupados em dois escalões: Escalão 1 – Pré-Escolar e 1.º Ciclo; e Escalão 2 – 2.º e 3.º Ciclos, Secundário, Profissional ou Superior.
O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o poster.
O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objetivos, traduzidos por ações concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir, constituindo assim o código de conduta ambiental da escola.
A opção de apresentar o Eco-Código em forma de poster visa facilitar a comunicação e divulgação dos princípios que cada Eco-escola se compromete a respeitar.

O trabalho a enviar para concurso deve obedecer aos seguintes requisitos:
1.Em cartolina tamanho 65x50cm ou A2;
2.Orientação na vertical;
3.Ser completamente bidimensional - não são admitidos trabalhos com colagens de objetos que impossibilitem emoldurar o poster;
4.Conter cerca de 10 a 12 frases com caraterísticas de Eco-Código;
5.Abordagem dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas do ano (agricultura biológica, floresta e mar).

A nossa escola concorreu, uma vez mais, a esta iniciativa promovida pela ABAE. Este ano, optámos pelo tema "Mar", alertando para a pesca excessiva, a poluição marítima e a preservação da biodiversidade marinha.
Os alunos do 3º e 4º ano colaboraram na criação deste cartaz que, esperamos, contribuir para a divulgação e implementação de boas práticas ambientais.

Sem comentários: