quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROJETO "COMEÇAR BEM... DO 4º PARA O 5º ANO" - PARTE I

À semelhança de anos anteriores, o projeto "Começar bem...do 4º para o 5º ano" surge na nossa escola com o intuito de apoiar o processo de transição dos alunos do 4º ano, finalistas do 1º Ciclo, para a Escola Básica e Secundária do Porto Moniz.
Este projeto visa também prevenir eventuais dificuldades de adaptação ao novo contexto educativo como também proporcionar algum suporte social e emocional no processo de transição.

Alguns alunos do 8º ano da Escola Básica e Secundária do Porto Moniz, em colaboração com a psicóloga da Divisão de Apoio Psicológico e Orientação Escolar e Profissional daquele estabelecimento de ensino são os principais intervenientes neste processo.
O objectivo principal deste é ajudar as nossas crianças para uma nova realidade escolar. O grupo do 8º ano, intitulado “EPA” (Estamos Prontos a Ajudar ), preparou diversas actividades de modo a facilitar o processo de adaptação na transição para o 5º ano, na nova escola na sede concelhia. Das atividades programadas, destacamos uma visita dos "Padrinhos" aos nossos alunos e vice-versa, com o intuito de apresentar o projeto e promover o contacto direto de todos os participantes provocando, assim, uma reflexão sobre a mudança do 4º para o 5º ano.
Teve lugar, na nossa escola, a visita do grupo responsável pelo projeto. Vieram fazer uma breve apresentação do mesmo, em powerpoint, bem como esclarecer dúvidas e conhecer os "afilhados". Foi também dramatizada uma pequena peça onde foi retratada uma aula de Ciências, no 5º ano. Os nossos alunos gostaram imenso e colocaram diversas questões de modo a esclarecerem as suas dúvidas.
Para o dia vinte do corrente mês está agendada uma visita à Escola Básica e Secundária do Porto Moniz para que os nossos finalistas se familiarizem com a nova instituição e para que a sua adaptação, no próximo ano letivo, seja um sucesso.


Sem comentários: