sexta-feira, 16 de novembro de 2012

DIA NACIONAL DO MAR

A 16 de novembro de cada ano celebra-se, desde 1998, o Dia Nacional do Mar. Neste mesmo dia, em 1994, entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, que estabeleceu um novo quadro jurídico para o direito do mar. Foi no seu seguimento, e depois de, em 1997, Portugal ter assumido responsabilidades numa das áreas marinhas mais extensas da Europa e a maior da União Europeia (com uma dimensão de 18 vezes superior ao território nacional), que este dia foi institucionalizado por Resolução de Conselho de Ministros. 
Foi, desta forma, considerado oficial e publicamente que o mar, nas suas diversas vertentes e valias, assumia uma importância incontornável para o país. Desde então, este dia tem vindo a ser comemorado regularmente através de eventos e iniciativas organizados pelas mais diversas instituições. 
Todos os envolvidos pretendem, a cada 16 de novembro, alertar e consciencializar a sociedade para a importância e preservação do ecossistema marinho, bem como aproximar entre si os vários agentes que atuam no e para o mar. 

Na nossa escola também não esquecemos este dia e realizámos algumas atividades com o objetivo de sensibilizar as nossas crianças.
Na área de TIC, os alunos da Pré realizaram um jogo intitulado "O mergulhador" e os alunos do 1º e 2º ano criaram um "mar digital" no programa Microsoft Paint. Em Clube do Ambiente, ouviram a canção "S.O.S. Salvar o Mar" e produziram um "mini-mar" com restos de papel.


Sem comentários: