segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DIA DO NÃO FUMADOR

 
O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se, anualmente, a 17 de novembro. Tem por objetivo sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e as formas mais eficazes para deixar de fumar.
 
A epidemia global do tabagismo mata anualmente cerca de seis milhões de pessoas, das quais 5,4 milhões de fumadores e cerca de 600 000 não fumadores, devido à exposição ao fumo do tabaco ambiental. Se não forem tomadas medidas efetivas de prevenção e controlo, a mortalidade devida ao tabaco irá continuar a aumentar, podendo atingir os oito milhões de mortes, por ano, a partir de 2030.
 
Deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam.
 
Malefícios do Tabagismo:
- acidente vascular cerebral;
- redução do olfato e paladar;
- prejudica o sistema cardiovascular (provocando doenças cardíacas);
- rugas e pele envelhecida;
- insuficiência vascular periférica (possíveis amputações);
- prejudica o sistema respiratório, podendo desenvolver doenças, como bronquite crónica, asma, enfisema pulmonar, DPOC…;
- doenças gastrointestinais;
- impotência sexual;
- infertilidade em mulheres e homens;
- diversas neoplasias (boca, pulmão…).
 
Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. As pessoas que deixam de fumar vivem em média mais 10 anos, quando comparadas com aquelas que continuam a fumar.
 
Na nossa escola, quisemos sensibilizar os alunos para a problemática do tabagismo. Para o efeito, os alunos do 1.º Ciclo ouviram a história "Os três porquinhos e o lobo fumador" e realizaram a experiência: "A garrafa fumadora". Também viram diversas imagens na Internet e visualizaram um pequeno filme animado, no Youtube, intitulado "P'ra quê fumar?" Com estas atividades, as crianças ficaram a conhecer alguns dos perigos de experimentar o cigarro bem como ficaram informadas acerca da importância de saber dizer não em diversas circunstâncias.


Sem comentários: